oi Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera - UFV - Coodenador: Professor Marcos Heil Costa

Seleção de bolsistas – Quatro vagas

Publicado em

O Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera (www.biosfera.dea.ufv.br), no Departamento de Engenharia Agrícola, oferece quatro bolsas de pesquisa para trabalhar com geoprocessamento de dados climáticos, imagens e produtos de sensoriamento remoto de diversos tipos. Os trabalhos envolvem uso de sistema de informações geográficas e programação de computadores voltado ao geoprocessamento, sempre em ambiente Linux. Os trabalhos serão sob orientação do Professor Marcos Heil Costa.

Duração das bolsas: De 12 a 18 meses, a partir de agosto de 2019, conforme descrição a seguir:

• Uma vaga com duração de 12 meses, e uma vaga com duração de 18 meses, ambas para implementação imediata, para trabalhar com geoprocessamento de dados climáticos, imagens e produtos de sensoriamento remoto de diversos tipos, mas principalmente relacionados ao ciclo hidrológico.
  • Duas vagas com duração de 18 meses, implementação pendendo crédito de recurso de convênio, sendo uma para trabalhar com geoprocessamento e servidor de mapas online, e outra para trabalhar especificamente com técnicas de reconhecimento de padrões (machine learning) de produtos de sensoriamento remoto.

Requisitos obrigatórios:

• Estar cursando graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Civil, Eng. de Agrimensura e Cartográfica ou Ciência de Computação.
  • Disponibilidade de 20 horas semanais.
  • Coeficiente de rendimento acima de 60.
  • Conclusão do curso após julho de 2020 (no caso de duração 12 meses, ou janeiro de 2021, no caso de duração  18 meses).
  • Ter cursado alguma disciplina de linguagem de programação (INF 100/101/110/112) e ter interesse em aprender novas linguagens de programação.
  • Capacidade para trabalhar em grupo.
  • Dedicação e profissionalismo.

Requisitos desejáveis, mas não essenciais:

• Ter cursado ou estar cursando disciplinas de Meteorologia e Climatologia (ENG 210, ENG 211, ENG 212, ENG 213, ENG 321, ou equivalente). Pelo menos um dos selecionados deverá ter cursado ENG 321 (Meteorologia e Meio Ambiente).
  • Ter cursado ou estar cursando uma das seguintes disciplinas: EAM 433 (Cartografia Digital I); EAM 450 (Geoprocessamento); EAM 451 (Sistema de Informação Geográfica); ENG 290 (Geoprocessamento Aplicado a Sistemas); SOL 480 (Geoprocessamento).
  • CIV 434 (Hidrogeologia) é desejável para uma das vagas.
  • Inglês intermediário a avançado

Oferecemos:

• Bolsa CNPq ITI-A ou bolsa-estágio pela Funarbe, conforme a conveniência do grupo de pesquisa, no valor de R$ 400 mensais.
  • Treinamento para execução dos trabalhos em ambiente de processamento de alto desempenho (processamento paralelo, computação em nuvem)
  • Ambiente de trabalho profissional e desafiador
  • Participação em publicações de alta relevância científica
  • Excelentes condições de trabalho
  • Real experiência em trabalhar com grandes volumes de dados (Big Data)

Os interessados devem enviar e-mail para atmosfera.biosfera@ufv.br até o dia 01/07/2019 incluindo (1) uma carta solicitando a inscrição, apresentando resumidamente as suas qualificações e seu interesse no trabalho, sua previsão de formatura, informando também os horários disponíveis para entrevista entre 08/07 e 09/07/2019; (2) currículo vitae e (3) histórico escolar de graduação.