Curso de Programação em Linguagem Fortran

Aborda desde conceitos básicos de programação em Fortran até conceitos avançados como compilação usando scripts e Makefile. Requer conhecimentos de Linux. Carga horária: 30 h

Objetivos:

Ao final do curso, o participante deve ser capaz de: entender sobre a história da computação e ter noções sobre hardware e software; escrever e interpretar um programa na linguagem Fortran; ler, processar e imprimir dados por meio de programas em Fortran.

Público-Alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades brasileiras que estejam interessados em modelagem de sistemas ambientais e não tenham possibilidade de realizar este aprendizado em suas instituições; professores e pesquisadores que desejam aprender modelagem ambiental. Os participantes devem dominar o sistema operacional Linux.

Conteúdo:

Módulo 1: Introdução ao Fortran, conceitos básicos, tipos e declaração de variáveis. Apresentação de formas de leitura e impressão de dados e funções intrínsecas. Explicações sobre rotinas e sub-rotinas e estruturas de programação, como os condicionais e de repetição. Anexo com a história do computador e arquitetura de software e hardware.

Módulo 2: Apresentação de diversos recursos avançados da linguagem. Deslocamento com GOTO e IF, declarações e atribuições avançadas, modularização, diretivas de compilação e sintaxe de criação do Makefile. Compilação usando scripts.

Metodologia:

Será oferecido em caráter de curso de curta duração, na modalidade a distancia, com carga horária total de 30 horas. Todo o material didático será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet. Constará do material didático: texto para impressão, áudio-aulas, lista de exercícios e mural com bibliografia recomendada. Os alunos serão acompanhados por tutores ao longo do curso, para esclarecimento de dúvidas por meio de sistema de e-mail e outras ferramentas de comunicação. Para este curso está prevista interação on-line, às sextas-feiras, entre instrutor e estudante para esclarecimento de dúvidas e perguntas.

Certificação:

Como o programa do curso está dividido em dois módulos, a passagem para o módulo seguinte só é permitida quando o estudante for aprovado no primeiro. A aprovação ocorrerá com 70% de acerto nas questões da avaliação. Caso o estudante não seja aprovado, terá direito a uma segunda chance. Depois de aprovado no primeiro, ele passa ao segundo, no qual o procedimento se repete.

A emissão do certificado de conclusão só se dará após a aprovação final no módulo II e a resposta ao questionário de avaliação do curso. O desligamento ocorrerá no caso de duas reprovações em um dos módulos ou caso o aluno ultrapasse os períodos estipulados no cronograma para conclusão de cada módulo. O tempo máximo do curso é de 60 dias.

Inscrições:Clique aqui e faça sua inscrição !

Informações e Dúvidas: curso.modelagem@gmail.com