Curso de Visualização Científica por Meio da Linguagem NCL

Curso avançado para utilizar os principais recursos da linguagem NCL (NCAR Command Language) em scripts para elaboração de mapas, gráficos e processamento de dados em 4 dimensões (x,y,z,t). Ideal para processamento de arquivos de imagens em formato netcdf (padrão usado pelo IPCC) ou hdf (padrão usado pela NASA). Extremamente eficiente para processamento de resultados de modelos ambientais, imagens de satélites ou geoprocessamento de maneira geral. Requer conhecimento de Linux e de programação. Carga horária: 60 h

Objetivos:

Ao final do curso, o aluno será capaz de: instalar a biblioteca necessária para a utilização da linguagem NCL num computador com sistema operacional Linux; entender e utilizar os principais recursos em scripts para elaboração de mapas, gráficos e processamento de dados; entender, criar, modificar e manipular arquivos netCDF; utilizar softwares de visualização de dados.

Público-Alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades brasileiras que estejam interessados em modelagem de sistemas ambientais e não tenham possibilidade de realizar este aprendizado em suas instituições; professores e pesquisadores que desejam aprender modelagem ambiental. Os participantes devem dominar o sistema operacional Linux.

Conteúdo:

Módulo 1: Introdução à linguagem NCL e aos aplicativos para visualização dos dados. Apresentação dos principais recursos e a estrutura de um script em NCL para elaboração de mapas e gráficos XY incluindo: Bibliotecas, Funções de Input/Output de dados, Criação de plot, Zoom, Títulos, Cores e níveis, Legendas, Fonte, Interpolações, Vetores e Linhas de Correntes.

Módulo 2: Como criar um script que processe dados incluindo: Bibliotecas, Funções de Input/Output, Subscripts e dimensões, Símbolos, Expressões e Loops. Apresentação de diversos recursos utilizados para manipulação de dados.

Módulo 3: Apresentação de recursos mais avançados para a criação de painéis com vários mapas, mudança de resolução, utilização de máscaras, criação e concatenação de arquivos netCDF e alguns recursos estatísticos.

Metodologia:

Será oferecido em caráter de curso de curta duração, na modalidade à distancia, com carga horária total de 60 horas e todo o material didático será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet. Constará do material didático: texto para impressão, áudio-aulas, exercícios e mural com bibliografia recomendada; os alunos serão acompanhados por tutores ao longo do curso, para esclarecimento de dúvidas por meio de sistema de e-mail e outras ferramentas de comunicação.

Certificação:

Como o programa do curso está dividido em três módulos, a passagem para o módulo seguinte só será permitida quando o estudante for aprovado no anterior. A aprovação final ocorrerá com 70% na soma da pontuação dos trabalhos e avaliação; caso o estudante não seja aprovado, terá direito a uma segunda chance. Depois de aprovado no primeiro, ele passará ao segundo, no qual o procedimento se repete; a emissão do certificado de conclusão só se dará após a aprovação final no módulo III e a resposta ao questionário de avaliação do curso; o desligamento ocorrerá no caso de duas reprovações em um dos módulos ou se o aluno ultrapassar os períodos estipulados no cronograma para conclusão de cada módulo. O tempo máximo do curso é de 90 dias.

Inscrições:Clique aqui e faça sua inscrição !

Informações e Dúvidas: curso.modelagem@gmail.com