Na Mídia

  • Professor recebe comenda por contribuição ao desenvolvimento de Minas Gerais
    12/06/2018

    O professor Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, está entre as 15 personalidades homenageadas com a Comenda Antônio Secundino São José, a maior honraria outorgada pelo governo de Minas Gerais aos que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no estado. A Comenda foi entregue pelo governador Fernando Pimentel em cerimônia realizada, na noite de 12 de junho, em Patos de Minas.

    Notícia

  • The Future Of Double-Cropping Systems In Brazil
    https://sciencetrends.com/the-future-of-double-cropping-systems-in-brazil/ - 16/05/2018

    Brazilian agriculture plays a major role in the world’s grain production, as the country has rapidly ascended to the position of 2nd largest soybean producer and 3rd largest maize producer. A large part of this success is due to the country’s large area where soybeans and another crop (generally maize) can be planted consecutively in the same year, termed double-cropping systems. However, climate change poses a major threat to these systems, especially in the country’s latest agricultural frontier.

  • Pesquisa pode ajudar a responder sobre savanização da Amazônia
    https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia2.php?codNot=28991 - 26/04/2018

    Há pelo menos 20 anos a ciência discute se as mudanças climáticas irão transformar a Amazônia em um imenso cerrado nas próximas décadas. A tese da savanização ganha ainda mais força à medida que a região de fronteira entre os dois biomas vai se transformando. Mas qual é, de fato, o limite entre a floresta e o cerrado? A resposta é fundamental para saber como era e o que está mudando numa região cobiçada como uma nova fronteira agrícola. Uma pesquisa do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV conseguiu simular esta fronteira e os resultados servirão de base para dar respostas mais claras sobre o futuro da floresta mais importante do mundo.

     

  • Professor da UFV será membro do IPCC da ONU
    https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=28880&link=corpo - 09/04/2018

    O professor Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, acaba de ser nomeado para participar do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas.  O IPCC  é o principal órgão internacional para a avaliação das mudanças climáticas e tem como objetivo fornecer ao mundo uma visão científica clara sobre o estado atual do conhecimento sobre as mudanças climáticas e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos.

    O IPCC foi criado em 1988 e, desde então, já publicou cinco relatórios para subsidiar acordos internacionais para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e aquecimento global, como aconteceu com os acordos de Kyoto, em 1997 e de Paris, em 2016. O professor Marcos será um dos 19 brasileiros responsáveis pela sexta edição do documento .

  • Pesquisa alerta para redução de potencial para dupla safra no Brasil
    https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=28863&link=corpo - 05/04/2018

    O agro é tech, o agro é pop, mas pode deixar de ser tudo para a balança comercial brasileira nos próximos 20 ou 30 anos. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Viçosa acende o sinal de alerta para o futuro das duplas safras no cerrado e, principalmente, na região conhecida como MATOPIBA, a mais recente fronteira agrícola do Brasil.

    O artigo “Evolution of rain and photoperiod limitations on the soybean growing season in Brazil: The rise (and possible fall) of double-cropping systems está publicado na Revista Agricultural and Forest Meteorology

  • Berçários das nascentes do Cerrado serão tombados
    http://meuvelhochico.blogspot.com.br - 01/10/2014

    Oito das doze bacias hidrográficas do País são irrigadas pelo bioma Cerrado: as nascentes dos rios Tocantins, São Francisco e Araguaia, fortemente associadas ao agronegócio e à geração de energia, serão tombadas pelo governo como patrimônio nacional, restringindo usos que representam ameaças à sua conservação e à continuidade de tradições populares.

  • Bercário das nascentes do Cerrado serão tombados
    http://www.caliandradocerrado.com.br - 30/09/2014

    Quanto mais árvores, mais água

  • Desmatamento compromete geração de energia, diz estudo. Matt McGrath
    http://www.bbc.co.uk - 15/05/2013

    O desmatamento na região amazônica pode reduzir significativamente a quantidade de energia gerada por usinas hidroelétricas na área, segundo um estudo feito por pesquisadores brasileiros e americanos.

  • Estudo diz que mata Atlântica emitiu mais gases que Amazônia
    http://www.pimenta.blog.br - 15/05/2013

    Reportagem publicada neste domingo, 6, vai servir para aquecer ainda os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que se realiza em junho, na capital fluminense.

  • Desmatamento compromete geração de energia, diz estudo
    http://www.globalgeo.com.br - 15/05/2013

    O desmatamento na região amazônica pode reduzir significativamente a quantidade de energia gerada por usinas hidroelétricas na área, segundo um estudo feito por pesquisadores brasileiros e americanos.