• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Publicação no International Journal of Environmental Research and Public Health

Notícias

Publicação no International Journal of Environmental Research and Public Health

Publicado em

O professor Marcos Heil Costa, juntamente com os colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da UFV, publicaram um artigo no International Journal of Environmental Research and Public Health, com o título Relationship Between Brazilian Dietary Patterns and the Global Syndemic: Data from the CUME Study.

Resumo: Os sistemas alimentares globais estão contribuindo para uma mudança em direção a dietas não saudáveis, o que está relacionado aos três componentes da sindemia global. Este estudo transversal avalia como os padrões alimentares no Brasil estão associados aos componentes da sindemia global. Dados antropométricos e de consumo alimentar foram obtidos do Estudo CUME — uma coorte prospectiva conduzida com uma amostra de graduados universitários brasileiros. O IMC foi utilizado para avaliar a obesidade. A ingestão insuficiente de micronutrientes foi considerada como subnutrição. As pegadas de carbono, hídrica e ecológica foram utilizadas para avaliar o impacto ambiental dos padrões alimentares. Os padrões alimentares foram identificados por meio de análise de componentes principais. Modelos de regressão linear foram usados para avaliar associações entre os padrões alimentares e os componentes da sindemia global. O Padrão Alimentar Não Saudável foi positivamente associado ao IMC e apresentou o maior impacto ambiental. O Padrão Alimentar Brasileiro também foi positivamente associado ao IMC, mas teve o menor impacto ambiental. O Padrão Alimentar Saudável foi o mais protetor contra a inadequação de micronutrientes. A dieta afetou o meio ambiente e a saúde das pessoas nesta amostra. Os padrões alimentares aqui identificados como contribuintes para a má saúde e para danos ambientais podem auxiliar o governo na formulação de políticas que incorporem os custos desses efeitos nos preços dos alimentos.

Para conferir os resultados e o trabalho na íntegra, clique aqui!

Dados da publicação para citação:
MATTAR, Jéssica Bevenuto; COSTA, Marcos Heil; DOMINGOS, Ana Luiza Gomes; HERMSDORFF, Helen Hermana Miranda; PIMENTA, Adriano Marçal; BRESSAN, Josefina. Relationship Between Brazilian Dietary Patterns and the Global Syndemic: Data from the CUME StudyInt. J. Environ. Res. Public Health, 22, 805, 2025. DOI: 10.3390/ijerph22050805